17.7.07

Uma ansiedade calma

No passado sábado perguntava-me uma amiga, quando o meu marido se ausentou por minutos da mesa onde almoçávamos: "Então, e vocês?"
Percebi a que se referia e falámos um pouco. Dei por mim a dizer-lhe algo do género: "É tipo 2 semanas quem espera sempre alcança e 2 semanas quem espera desespera".
Durante a semana a frase por mim proferida tem-me vindo à cabeça, não estivesse eu a sentir-me, num mesmo dia, com momentos de esperança e momentos de desespero.
Aproxima-se o dia de telefonar a saber se a médica está e posso avançar com novo tratamento para tentar a IIU.
Mas dou-me conta, tal como no último ciclo, a alternar os momentos de maior ansiedade com uns novos: de estar a amadurecer mais ainda e a crescer com esta aprendizagem, apesar de dolorosa. Começo a ter momentos de uma serenidade indescritível (a par com momentos de verdadeiro desespero, não o posso negar) e de relativização dos sintomas de um período que deve estar para chegar, de não deixar de correr ou fazer amor porque "já posso estar grávida", entre outros.
A diminuir, sem fazer por isso, esta ansiedade que sei em nada me/nos ajuda. Pelo contrário...
É incrível, parece contraditório, mas sinto que estou a aprender a acalmar com tanta ansiedade. Será possível?
Aprendi eu que a ansiedade tem sempre um ponto que não pode ultrapassar e daí só pode diminuir. Aplicar-se-á também a esta situação angustiante? Freud explicaria... mas já morreu! E eu... só queria que esta serenidade não voltasse mais a dar lugar ao desespero e à angústia.
O sonho comanda a vida!

1 comentário:

Dina disse...

amiga sei bem o que sentes - afinal há sete anos que ando nessa mesma montanha russa de emoções.
sim a ansiedade começa a diminuir ás vezes e conseguir ficar serenas durante mais tempo. mas mesmo com todo esse amadurecimento que vamos sofrendo ao logo do percurso - continuam a existir (embora menos) aqueles dias negros. Por mim apenas sei que será mais um dia dificil e que passará como todos os outros vão passando.
O sofrimento vai-nos ensinando muita coisa amiga