7.9.07

Guardadora de rebanhos


Nem de propósito, ao meu lado repousa o calendário dos Artistas Pintores com a Boca e o Pé aberto no mês de Setembro. Olho para ele e leio:

"Sou um guardador de rebanhos,
O Rebanho é os meus pensamentos..."
Alberto Caeiro

Dou-me conta que me sinto uma verdadeira "Guardadora de Rebanhos", isto é, de pensamentos.
Estão menos em catadupa, é verdade, mas andaram aos pinotes durante o dia.

Ontem emocionei-me ao deitar e chorei baixinho abraçada a ti. Estava eu a armar-me em forte, não? E quem disse que ser forte é não chorar? Foste o meu porto-de-abrigo, uma vez mais.

Hoje a espera para ligar para Coimbra, depois de muitas contas feitas e refeitas. 11º dia, quando? E se calha no dia em que não posso mesmo faltar ao trabalho? Como fazer para levar a caneta de Gonal para fora do país por uns dias?
Após o almoço, análise de penso: nada! Bom, mas e se vem até à noite? Tenho de ligar e ligo.
"Só se for 3ª. 2ª e 4ª a doutora não está. Na 3ª dá consultas, pode ser."
Confusão na minha cabeça. Aquilo queria dizer sim ou não?!
Acima de tudo o já insuportável e inaceitável "A doutora não está!" (Arre prá mulher!!). O resto, nada que com 3 ou 4 perguntas não se tenha esclarecido.
Fico de ligar na 2ª para marcar (ou não).

Mas no ar paira ainda a dúvida em relação ao que considerar o 1º dia. A secretária não me elucidou (sei que é secretária, mas nem nisso é competente e "antipatia" é o 2º nome da senhora).
"É desta que ligo à médica! Para alguma coisa lhe ando a pagar! Não faz sentido nenhum isto assim, sem norte.", penso enquanto o digo. Peço ao "testo da panela que sou" para ligar à amiga que nos indicou a médica e a quem ela deu o n.º de telemóvel, enquanto eu vou tentar trabalhar novamente.
Respiro fundo mais vezes do que estava a contar e aí vou eu, cabeça erguida, como se nada fosse.

Trocamos olhares e falamos em surdina e por código desde que ele chega ao pé de mim até eu decidir ligar. A minha amiga anda de cabelos em pé à procura do contacto e não o encontra. Eu, prevenida como sou em algumas coisas, tenho no meu telemóvel um nº que ouvi a secretária da médica indicar a alguém e me pareceu pertencer-lhe. Na altura, memorizei-o disfarçadamente, na sala de espera, como se colocasse um lembrete na minha agenda ou enviasse uma sms.
"Vou tentar e tem de ser já, senão rebento!", digo e saio tipo flecha.

Toca algumas vezes que me parecem horas, mas é a voz dela que oiço quando alguém atende.
"Rápida e eficiente" como costuma ser, não perde tempo e elucida-me.
Fico a saber que tenho de esperar o vermelhinho no penso e que "Em Outubro não estou. Em Setembro dá."

Eu bem digo que é a última oportunidade que lhe dou!

Nota: O maridão já ontem falava numa outra Clínica no Porto que poderia marcar para mais cedo do que o Plano B, para Outubro. Hoje ligou sem que me apercebesse e ainda este mês conseguimos consulta, se quisermos, pois houve uma desistência.
Penso que não me vens ler aqui, mas... OBRIGADA pelo teu acto de Amor e empenho em tentares arranjar um Plano B para mais cedo ainda, tal reconheces o meu sofrimento, a minha ansiedade, o meu quase-desespero. Ajudou-me, sem dúvida, a continuar. Abriste-me mais uma janela, quando eu começava a sentir falta de ar.

1 comentário:

Anuska disse...

OLá!
Já percebi que vais iniciar um tratamento, não sei se é o primeiro ou não... De qualquer forma desejo-te toda a sorte do mundo e vou estar aqui para te apoiar!
Beijocas