18.3.08

Sistema Nacional de Saúde?!


Escrevi há pouco a uma amiga:

"Acreditas que fui ao Centro de Saúde a que pertenço para me inscrever para as Aulas de Preparação para o Parto e vim de lá a saber que, como a minha gravidez não é lá acompanhada, não sou considerada utente para usufruir das aulas e "parte-se do princípio que quem tem dinheiro para acompanhar a gravidez no privado, também o tem para fazer a preparação no privado".
Estupidamente calma e serena, coloquei algumas questões ("Já fazem Inseminações Intra Uterinas aqui?", "Sabe por acaso porque sou acompanhada no privado?", "Por poupar trabalho ao Estado, não sendo aqui acompanhada na gravidez sou penalizada e já não posso usufruir dos meus direitos como cidadã que desconta todos os meses?", "O que está escrito no meu cartão de UTENTE?").
Quando cheguei cá fora permiti-me ferver e ficar piurça. Ontem venho a saber que a "cabra" que falou comigo é a Enf.ª chefe daquele módulo. A sério?! Nem quis acreditar!
Pode-se explicar "por a+b" porque quem é acompanhado lá na gravidez tem prioridade, mas não recorrendo aos dinheiros que não se saber se cada um tem ou não tem ou o que faz com ele.
Bahhh, obrigada pelo desabafo!"


Isto já se passou na semana passada e hoje vou a uma aula de observação... no privado. Preciso e o Estado não me permite usufruir de um serviço de que dispõe e ao qual tenho direito.

Nesse dia, recordo que informei a Sr.ª Enfermeira que a minha médica de família não só estava a par da minha gravidez, como de todo o processo doloroso e demorado para a conseguir.
Sugeri, então, inscrever-me.
"De quantas semanas está?"
"27", respondi.
"Isso é uma gravidez não acompanhada!"
"Mas eu tenho todos os exames que fiz até hoje e penso que nenhuma lei me obriga a vir a correr para ser acompanhada mal sei que estou grávida. Posso estar bem e só agora achar necessário."
Ignorou-me e questionou o administrativo (sempre extremamente simpático e prestável, por sinal): "Ela está isenta?"
"Sim", respondeu ele. "A Dr.ª passou a isenção aos 3 meses."
"E pasa-lhe as análises que são pedidas noutro lado?"
"Sim, sempre. Tem sido impecável", voltou a responder o funcionário.
A Sr.ª Enf.ª ficou chocada, incrédula e ainda teceu 1 ou 2 comentários, mais ou menos entre dentes, em relação à médica. Olhou para mim e questionou:
"Sabe que nenhum médico é obrigado a passar-lhe análises?"
Nem queria acreditar!!
"Mas se a médica concorda com elas e é um direito meu, penso que é um assunto entre mim e ela, não?" E acrescentei: "Já gasto tanto dinheiro porque a minha situação a isso me obriga..."

E tive de acrescentar quando saí: "Penso que o apoio que a minha médica me dá e o facto de estar isenta não retiram nada ao salário de quem aqui trabalha e é um direito meu! Para isso trabalho e desconto todos os meses!"

Bom, tinha de deixar isto escrito!


A Páscoa foi muito boa mesmo: com família, sol, boa disposição, umas caminhadas e fotos malucas :O)
Que a vossa também tenha corrido muito, muito bem!

6 comentários:

Lília disse...

Ai que nervos.
Que enfermeira tão parva!!!
Realmente essa enfermeira devia de estar com medo que no final do mês não houvesse dinheiro para ela. Imbecil!!!

Beijinhos,
Lita

Cláudia, Pimpo e Pimpa disse...

Há que ter paciência! Tem dias que a essas pessoas só apetece bater.
Todos temos Direitos iguais, e há quem se esqueça desse pormenor!
Tens de ter calma e desabafa para aí.
(ainda bem que a tua Páscoa foi boa).
Bjs Cláudia

R. disse...

Sem dúvida que o nosso SNS nos presenteia com belíssimas pérolas que às vezes bem nos tiram do sério. É uma pena que assim seja e que nos sintamos tão afastados de um sistema nosso por direito.

Mas o que interessa é que estejas bem.

mil beijos

Mary disse...

Sinceramente essa sujeita é um pouco para o parvita ( não gosto nada deste nome, mas deve lhe ficar bem, ehehhe)

Outra coisa

Percebi que foste ao clube do Pano, para comprar um porta bebé para o teu bebé, eu queria oferecer um a uma amiga, mas não sei qual oferecer, ajudas-me a decidir qual comprar, sff, fico um pouco perdida, no meio de tantos, é para uma menina.
Obrigado
Isa

TC disse...

Mary,
deixei-te algumas informações sobre o Pano Porta-Bebés no teu cantinho.
Acho tão maravilhoso, que me entusiasmei e "estiquei".
Espero ter ajudado.
Fica com um beijo!

Mary disse...

Obrigado linda,Foste bastante esclarecedora :)

Beijocas
Isa