27.3.08

SNS - o outro lado da moeda



Sim, hoje venho contar o "outro lado da moeda" da história do Centro de Saúde. Como também gosto de escrever coisas boas... cá estou eu!

Depois de ter ido assistir à aula (particular) de Preparação para o Parto e não ter vindo de lá muito satisfeita, hoje voltei ao Centro de Saúde.

Tinha uma consulta marcada com a minha Médica de Família: queria mostrar-lhe a última eco e análises, pedir-lhe um "teste na hora" à urina (para perceber se é a miúda que anda aqui a apertar o rim e uretere ou se estava a fazer um infecçãozinha urinária) e contar-lhe o sucedido. Assim foi!

9:30 lá estou e a consulta correu muito bem. Um sorriso, o ouvido atento, a análise à urina a dar tudo ok (Yes!) e aí vamos nós à parte das aulas. Não me alonguei muito, expliquei o essencial e perguntei se valeria a pena tentar falar com a Enf.ª responsável pelas aulas.
"Claro que sim! É uma situação diferente, mas eu estou a par. Vá falar com ela agora e explique-lhe."
Agradeci e aí fui eu toda confiante (e contente por a urina estar bem e se recomendar).

Aguardei um pouco e oiço uma voz simpática. "Quem é a menina grávida?"
Sorri, levantei-me e lá fui eu.
Perguntou-me logo se era para as Aulas de Preparação para o Parto e confirmei. Expliquei que uma colega sua me tinha dito eu não ter direito a tal, uma vez que a gravidez está a ser seguida no privado. Continuei, explicando que estive alguns anos para engravidar, fiz uma IIU e a minha Médica de Família esteve sempre a par.

"Pois claro que vem! Uma coisa não tem nada a ver com outra. Está inscrita no Centro de Saúde, não está?"
"Sim, há anos..."
"Então venha 3ª feira, que esta semana não há."
"E é tudo? Basta aparecer?", perguntei, quase sem querer acreditar na simplicidade inicialmente óbvia, para mim, da coisa.
"Sim. Diga só que falou comigo hoje, que eu lembro-me de certeza."

Agradeci e vim com um sorriso enorme e a sentir-me leve que nem uma pena... apesar do peso da pequenota :O)

Assim sim! O nosso SNS também tem bons técnicos. Apesar de alguns serem amargos como vinagre, há quem compense com o seu profissionalismo, compreensão e até doçura.

Ora pois!

5 comentários:

Micas disse...

Bem....que "episódios" da vida real que tiveste que viver!!

Agora é esperar que ns 3ªfeira corra tudo lindamente.

Beijinhos,
Inês
http://segredosdagarina.blogspot.com/

Cláudia, Pimpo e Pimpa disse...

Ah pois é! As pessoas que atendem ao público, têm variações de humores e nós é que temos que "levar" com elas. Há sempre excepções à regra, Graças a Deus!
Ainda bem que contigo também foi assim, porque apesar da primeira vez teres sido super mal atendida, agora vais ter direito às tuas aulinhas de preparação para o parto. Boa sorte!
depois conta como correram.
Bjs Cláudia

Cláudia, Pimpo e Pimpa disse...

Uma perguntinha à parte: não estás a pensar pôr uma barrinha a indicar o tempo da tua gravidez?
Não precisas responder se não quiseres...

Bjs Cláudia

Anna72 disse...

É bom denunciar os casos de más experiências mas também faz falta enaltecer os aspectos positivos :)

Boas aulas ;)

Bem Me Queres disse...

Por vezes esquecemos-nos de falar nas coisas boas. Mtas vezes elas acabam por compensar as más.
Beijinhos nossos e boas aulas